terça-feira, 25 de agosto de 2009

PAUTA SESSÃO 01.09.2009

Estamos disponibilizando a pauta da Sessão do dia 01.09.2009.


Para fazer o download, basta clicar no link abaixo:


http://www.4shared.com/file/127731688/648ade25/Pauta_01-09-2009.html

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

XX CONGRESSO BRASILEIRO DE MAGISTRADOS


Des. Ney participará do XX Congresso Brasileiro de Magistrados, cujo tema é “GESTÃO DEMOCRÁTICA DO PODER JUDICIÁRIO, de 29 a 31 de outubro de 2009, em São Paulo-SP.

Na ocasião o Des. Ney sustentará as duas teses que apresentou ao Congresso e que já foram aceitas pela Comissão Técnica e publicadas no site do evento:

1) BLOG DO GABINETE DO MAGISTRADO.
2) INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS.

O inteiro teor dessas duas teses e de outras seis teses apresentadas por outros magistrados pode ser acessado no link de teses do congresso:
http://www.amb.com.br/congresso/?secao=teses&ss=teses

Essas mesmas propostas, além da idéia da utilização do indicador “Taxa de Acervo” como ferramenta de monitoramento da produtividade dos magistrados (já explicada neste blog) e da sugestão de criação de uma Comissão Mista no TJRS (exclusivamente para o 2º grau de jurisdição) envolvendo a OAB, o MP, a Defensoria Pública e a PGE, além de Desembargadores indicados pela Administração já foram apresentadas por escrito e fundamentadamente pelo Des. Ney ao Presidente do TJRS, Des. Armínio José Abreu Lima da Rosa, com o propósito de contribuir concretamente para a melhoria da prestação jurisdicional e das relações institucionais com os demais parceiros do Poder Judiciário.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

SESSÃO 18.08.2009

Resultados dos julgamentos realizados na Sessão do dia 18.08.2009.

Mais uma vez estamos publicando a listagem dos julgamentos realizados no próprio dia da Sessão, visando facilitar o acompanhamento dos nossos processos para as partes e advogados.

Para fazer o download, basta clicar na figura acima ou no link abaixo:

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

COLEÇÃO ADMINISTRAÇÃO JUDICIÁRIA

Novo volume da Coleção Administração Judiciária e anteriores estão disponíveis na Internet.

O sexto volume da Coleção Administração Judiciária traz os trabalhos dos Juízes Cláudio Luís Martinewski, da Central de Conciliação de Precatórios, Rosane Wanner da Silva Bordasch, da 2ª Vara Cível de Porto Alegre e Andréa Rezende Russo, da Vara Criminal de Esteio. Todas as edições (essa e anteriores) estão disponíveis na Internet e podem ser acessadas pelo site do TJRS (http://www.tjrs.jus.br/) no menu Institucional, link Corregedoria-Geral da Justiça.

O Juiz Cláudio Martinewski aborda a “Definição e Critérios de Promoção e Remoção por Merecimento dos Magistrados como Instrumento de Gestão e de Desenvolvimento Institucional”. O autor trata dos critérios para avaliação como o do desempenho, da retenção de autos além do prazo legal, do aperfeiçoamento de juízo crítico e da ausência de processo administrativo ou judicial contra o magistrado. Aponta ainda a necessidade de criar órgãos avaliadores a fim de operacionalizar o sistema de avaliação e aprendizado.




Em “Gerenciamento por Processos Implantado Através da Escola Superior da Magistratura da Associação de Juízes do Estado do Rio Grande do Sul”, a Juíza Rosane Bordasch apresenta questões a respeito de liderança e gestão. Aponta a importância da Escola e seu papel na implantação de um sistema gerencial, o papel do líder, as práticas inovadoras, o método PDCA e a questão do crescimento contínuo, entre outros.

A Juíza Andréa Russo em seu trabalho “Recrutamento de Magistrados: Uma Mudança de Paradigma” compara o sistema brasileiro com os utilizados na França, Portugal, Itália e Estados Unidos. Além disso, a autora aborda a responsabilidade dos administradores do Judiciário na formação do Juiz e propõe mudanças para aperfeiçoar o recrutamento feito no Brasil, como prestigiar a vocação e os conhecimentos interdisciplinares.

Sobre a Coleção

A Coleção Administração Judiciária apresenta as dissertações de magistrados gaúchos que participaram do Programa de Mestrado Profissionalizante em Poder Judiciário da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas. É uma iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça.

Já foram apresentados os textos dos Juízes Eliane Garcia Nogueira, José Luiz Leal Vieira, Juliano da Costa Stumpf, Marcelo Malizia Cabral, Ricardo Pippi Schmidt, Rosane Wanner da Silva Bordasch e Vanderlei Deolindo.

O Desermbargador Ney Wiedemann Neto, juntamente com os magistrados Ricardo Torres Hermann e Ruy Rosado de Aguiar Neto, serão os autores das próximas edições.

Fonte: http://www.tjrs.jus.br/site_php/noticias/mostranoticia.php?assunto=1&categoria=1&item=82885

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

ENTREVISTA

Disponibilizamos para download a entrevista concedida pelo Desembargador Ney Wiedemann Neto ao advogado Eduardo Della Giustina Martins, integrante do Grupo de Estudos da Faculdade de Direito da PUC-RS, coordenado pelos professores Araken de Assis e José Maria da Rosa Tesheiner, acerca da análise econômica do direito, focada nas ações revisionais de contratos bancários e ações de cobrança de correção monetária das cadernetas de poupança, matérias ligadas à 1ª Câmara Especial Cível.

Clique aqui para fazer o download do texto integral da entrevista:

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

PAUTA SESSÃO 18.08.2009

Estamos disponibilizando a pauta da Sessão do dia 18.08.2009. Para fazer o download, basta clicar no link abaixo:



http://www.4shared.com/file/124229922/ec1d12fd/Pauta_18-08-2009.html

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ESTATÍSTICAS DO MÊS DE JULHO



Julho de 2009:

Recebidos: 1.066

Julgados: 1.286


Total (Janeiro-Julho/2009):

Recebidos: 10.785

Julgados: 9.109

Percentual Julgados/Recebidos: 84,45%

Saldo: 1.676

Taxa de Acervo: 2,30

terça-feira, 4 de agosto de 2009

SESSÃO 04.08.2009

Resultados dos julgamentos realizados na Sessão do dia 04.08.2009.

Continuando nossa intenção de modernizar a gestão de nossas sessões, estamos publicando a listagem dos julgamentos realizados na Sessão do dia 04-08-2009.

Para fazer o download, basta clicar no link abaixo: