segunda-feira, 17 de agosto de 2009

COLEÇÃO ADMINISTRAÇÃO JUDICIÁRIA

Novo volume da Coleção Administração Judiciária e anteriores estão disponíveis na Internet.

O sexto volume da Coleção Administração Judiciária traz os trabalhos dos Juízes Cláudio Luís Martinewski, da Central de Conciliação de Precatórios, Rosane Wanner da Silva Bordasch, da 2ª Vara Cível de Porto Alegre e Andréa Rezende Russo, da Vara Criminal de Esteio. Todas as edições (essa e anteriores) estão disponíveis na Internet e podem ser acessadas pelo site do TJRS (http://www.tjrs.jus.br/) no menu Institucional, link Corregedoria-Geral da Justiça.

O Juiz Cláudio Martinewski aborda a “Definição e Critérios de Promoção e Remoção por Merecimento dos Magistrados como Instrumento de Gestão e de Desenvolvimento Institucional”. O autor trata dos critérios para avaliação como o do desempenho, da retenção de autos além do prazo legal, do aperfeiçoamento de juízo crítico e da ausência de processo administrativo ou judicial contra o magistrado. Aponta ainda a necessidade de criar órgãos avaliadores a fim de operacionalizar o sistema de avaliação e aprendizado.




Em “Gerenciamento por Processos Implantado Através da Escola Superior da Magistratura da Associação de Juízes do Estado do Rio Grande do Sul”, a Juíza Rosane Bordasch apresenta questões a respeito de liderança e gestão. Aponta a importância da Escola e seu papel na implantação de um sistema gerencial, o papel do líder, as práticas inovadoras, o método PDCA e a questão do crescimento contínuo, entre outros.

A Juíza Andréa Russo em seu trabalho “Recrutamento de Magistrados: Uma Mudança de Paradigma” compara o sistema brasileiro com os utilizados na França, Portugal, Itália e Estados Unidos. Além disso, a autora aborda a responsabilidade dos administradores do Judiciário na formação do Juiz e propõe mudanças para aperfeiçoar o recrutamento feito no Brasil, como prestigiar a vocação e os conhecimentos interdisciplinares.

Sobre a Coleção

A Coleção Administração Judiciária apresenta as dissertações de magistrados gaúchos que participaram do Programa de Mestrado Profissionalizante em Poder Judiciário da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas. É uma iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça.

Já foram apresentados os textos dos Juízes Eliane Garcia Nogueira, José Luiz Leal Vieira, Juliano da Costa Stumpf, Marcelo Malizia Cabral, Ricardo Pippi Schmidt, Rosane Wanner da Silva Bordasch e Vanderlei Deolindo.

O Desermbargador Ney Wiedemann Neto, juntamente com os magistrados Ricardo Torres Hermann e Ruy Rosado de Aguiar Neto, serão os autores das próximas edições.

Fonte: http://www.tjrs.jus.br/site_php/noticias/mostranoticia.php?assunto=1&categoria=1&item=82885

Nenhum comentário:

Postar um comentário