quarta-feira, 3 de março de 2010

GESTÃO DE GABINETES




A gestão dos gabinetes de magistrados das Câmaras Cíveis do TJRS é o tema da Coleção Administração Judiciária – volume IX, de autoria do Desembargador Ney Wiedemann Neto. A partir de uma pesquisa teórica e prática, o autor propõe a estrutura de um “gabinete-modelo”, definindo suas rotinas por meio da padronização dos procedimentos executados.

Inicialmente, o Desembargador explica os princípios e as funções da administração pública, a atividade-fim e a atividade de gestão dos processos, além das rotinas do gabinete e da secretaria de câmara. A seguir, apresenta o Plano de Gestão pela Qualidade do Judiciário (PGQJ) e compara as unidades que aderiram e as que não aderiram ao Plano, além de trazer os resultados e análises da pesquisa feita junto aos gabinetes do TJRS.

Depois de trazer essas informações, aponta o papel do magistrado na construção de um “gabinete-modelo” e passos importantes como o planejamento de atividades, organização de tarefas, a liderança da equipe, a padronização das atividades básicas. Aborda, ainda, a adoção de boas práticas de gestão, referentes à liderança, a estratégias e planos e aos clientes e à institucionalização da gestão de gabinetes.



Em breve esse volume da Coleção Administração Judiciária estará disponível no site do Tribunal de Justiça, na página da Corregedoria-Geral da Justiça, juntamente com as edições anteriores. Também será disponibilizado link neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário